Moreira de Cónegos é uma freguesia portuguesa do concelho de Guimarães, com 4,45 km² de área e 5.828 habitantes (2001). Densidade: 1 309,7 hab/km². Foi elevada a vila pela lei n.º 67/95 de 30 de Agosto de 1995.
História
Moreira de Cónegos é uma terra mais antiga que Portugal. A freguesia terá a sua origem entre 925-950, altura em que a memória de São Paio e o seu culto se começaram a alastrar na faixa norte da Península Ibérica. O nome Vila Cova desapareceu por isso mesmo, dado que vila cova começou a chamar-se Moreira de Cima.
Actualidade
O grande peso económico local irá porém, de longe, para o sector industrial, com interesses particulares da área dos têxteis (fiação, tecelagem, confecções, estamparia). O notável índice de crescimento demográfico registado aqui nos últimos decénios, não andará por certo alheio a essa pujança do sector secundário (com outras importantes áreas de actividade na construção civil e transformação das madeiras…). Ultrapassando hoje largamente os seis milhares de habitantes (seriam já 5.801 em 1991), Moreira de Cónegos apresenta-se fortemente urbanizada, tendo alcançado o título de Vila em 1995.